A Caligrafia de Deus
Márcio Souza
Formato: 14 x 21 cm
Páginas: 192
ISBN: 978-65-88657-17-1
Neste livro, o prestigiado escritor Márcio Souza faz um “desvio” na sua produção literária: reúne contos, em que destaca a realidade da vida urbana de uma cidade, afastada dos grandes centros urbanos do Sul do país. O cenário é a cidade de Manaus, incrustrada em plena selva amazônica, por isso, conduzida por uma lógica própria, na qual se misturam culturas indígenas, europeias e mestiças, para configurar um ser humano que ainda procura por um lugar próprio num mundo capitalista.
O Uraguai
Basílio da Gama
Formato: 14 x 21 cm
Páginas: 80
ISBN: 978-65-88657-16-4
Esta é uma das importantes obras da literatura brasileira. Trata-se de um poema épico, cujo tema é a crítica aos jesuítas, baseado na expedição de Gomes Freire às missões para desalojar indígenas e jesuítas. O poema é dedicado a Francisco Xavier de Mendonça Furtado, irmão do Marquês de Pombal. O livro é político. Os portugueses e os Guarani são vistos como gente do bem, entretanto, os jesuítas são tratados como antagonistas, por serem contrários à política pombalina.
Ajuricaba, o caudilho das selvas
Márcio Souza
Formato: 24 x 17 cm
Páginas: 80
ISBN: 978-65-88657-19-5
Neste livro, Márcio Souza empenha-se em fazer de Ajuricaba, um personagem de lenda, um homem com vivência real, portanto, um ser histórico. Numa escrita fluente, literária, o autor traz a público um documento histórico. É inteligente e bela a passagem promovida por Márcio Souza, pois se opera com leveza. É em terras do Grão-Pará que encontramos o nosso herói, que, como muitos outros, num gesto de bravura, entregou-se à morte aos 27 anos de idade. Agora, o povo amazonense pode, no seu panteão, erguer a estátua de Ajuricaba, o caudilho das selvas.